30 Jan Secretariado Diocesano da Pastoral das Vocações reúne-se com Escuteiros em Lousada
Decorreu no passado dia 19 de janeiro, no espaço AJE, um encontro marcado pela Vigararia de Lousada que visou reconhecer e fortalecer o papel crucial que os escuteiros desempenham no desenvolvimento espiritual e vocacional dos jovens.
O encontro começou com uma breve intervenção do promotor do evento, Pe. André Soares, Vigário de Lousada, que iniciou por agradecer a disponibilidade do Secretariado Diocesano da Pastoral das Vocações e a presença dos caminheiros, dirigentes e candidatos a dirigentes, dos cinco agrupamentos de escuteiros incluídos na Vigararia de Lousada (Lustosa, Macieira, Meinedo, Sta Eulália, Silvares) neste encontro que se pretendeu de inspiração e colaboração.
De seguida o Pe Ricardo Aguiar, Diretor do Secretariado Diocesano, expressou a sua gratidão pela dedicação dos Escuteiros em orientar os jovens no seu caminho de fé, apontando vários exemplos onde, graças à pertença ao movimento escutista, muitos jovens encontraram a vontade de Deus para as suas vidas. Coadjuvado com o Pe. Davide Costa, ambos partilharam reflexões sobre a urgência de cultivar vocações autênticas – nas suas várias dimensões – e encorajaram os Escuteiros a desempenharem um papel ativo nesse processo.
Durante esta sessão de partilha, os participantes puderam debater estratégias para envolver os jovens em programas de discernimento vocacional assim como atividades escutistas que promovam os valores cristãos. A partilha, quer de experiências bem-sucedidas, quer de desafios enfrentados, enriqueceu a reflexão e inspirou à procura de colaboração mais estreita no futuro.
“Apesar do papel indispensável dos Assistentes dos Agrupamentos, é nas várias atividades escutistas, supervisionadas pelos chefes das respetivas secções e muitas vezes apoiadas pelos caminheiros, que se cria o ambiente onde os jovens podem sentir o chamamento de Deus de uma maneira mais clara e sentirem-se apoiados na sua jornada vocacional”, afirmou o André Soares.
O encontro concluiu com um compromisso dos escuteiros em continuar a colaborar no desenvolvimento integral dos jovens não esquecendo a nutrição da sua fé e da sua vocação.
Porque todos os presentes acreditam que o escutismo oferece uma estrutura valiosa para os jovens explorarem o seu potencial e responderem à chamada de contribuir para um mundo melhor, os participantes saíram inspirados e prontos para enfrentar o desafio de formar várias gerações com uma base moral sólida que responda aos desafios futuros com coragem e dedicação.