ROGAI
cadeia de oração

No seu sentido mais pleno, esta é de todas as iniciativas da Pastoral Vocacional a mais significativa.

A história das vocações de amanhã não está escrita hoje. Deus não está condicionado pelas análises e previsões da sociologia. É fiel à sua palavra. Por isso, a exortação de Jesus aos seus discípulos para que roguem ao Senhor da messe para que envie trabalhadores para sua messe, diz-nos que sobre este assunto em concreto, temos poder para alterar o sentido das coisas, cada um de nós com Deus.

 

O futuro das vocações, Deus, não o tem já escrito. Espera para ver o que cada um, o que cada comunidade da sua Igreja, se dispõe a fazer, o que pedem para que as coisas caminhem numa ou noutra direcção. Uma grande responsabilidade! A consciência crescente da necessidade da oração pelas vocações tem estado muito viva na Diocese. Oração que não se interrompe, dia e noite, atravessando todas as comunidades paroquiais e consagradas. No seu sentido mais pleno, esta é de todas as iniciativas da Pastoral Vocacional a mais significativa, o primeiro dever de todos os cristãos, para com as vocações sacerdotais, é o da oração, segundo o projecto do Senhor. (Paulo VI, Summi Dei Verbum. 4.11.1963).

Plano de Oração Diocesana pelas Vocações Consagradas e Sacerdotais
novembro de 2019 a novembro de 2020

:: Quinta-feira Vocacional (primeira quinta-feira do mês)
Em todas as comunidades da Diocese faça-se oração pública pelas vocações consagradas e sacerdotais na primeira quinta-feira do mês. As expressões da oração podem ser diversificadas. O importante é a fidelidade.

 

:: Plano do ROGAI 2019-2020. Cadeia de Oração Vicarial
Cada vigararia organize uma cadeia de oração particular distribuída pelas famílias das paróquias e comunidades. De dia 1 ao dia 31, haja um casal ou família que assuma um momento de oração num dia fixo do mês pelas vocações consagradas e sacerdotais. Assim em cada dia do mês na vigararia teremos sempre alguém a rezar por esta causa. As expressões da oração podem também ser diversificadas. Onde ainda não existir, esta estrutura permite estabelecer de imediato uma equipa paroquial e vicarial, que poderá promover outras iniciativas em conjunto.

descarregar versão pdf

Algumas propostas de oração

:: Lausperene ::

(…) Sobre a adoração eucarística mais alargada e intensa, o cardeal Hummes retoma a indicação insistente, “de um movimento de oração que ponha no centro a Adoração Eucarística contínua, no espaço das vinte e quatro horas, de forma que de todas as partes da terra se eleve sempre a Deus uma oração de adoração, de agradecimento, de louvor, de pedido e reparação, com a finalidade principal de suscitar um número suficiente de santas vocações ao sacerdócio e, ao mesmo tempo, de acompanhar espiritualmente […] quantos já foram chamados ao sacerdócio ministerial e estão ontologicamente conformados com o único Sumo e Eterno Sacerdote, para que sirvam cada vez melhor a Ele e aos irmãos”. Certamente que todos queremos corresponder a este apelo. Os Seminários e o Secretariado Diocesano da Pastoral das Vocações, as comunidads paroquiais e religiosas, todas os estimados diocesanos do Porto quererão juntar-se na adoração eucarística e na oração insistente pelas vocações sacerdotais dos actuais e futuros padres. Para que os primeiros cresçam sempre no seu exercício e os segundos despertem para ele. Tudo parte realmente da Eucaristia a que se destinam. As formas de concretizar este proposto lausperene logo surgirão. Assim ressurja antes de mais o nosso desejo dele: tão grande quanto a urgente necessidade de muitos e santos sacerdotes! (…)

 

:: Rezar com os doentes ::
“Aprendemos a ser nós mesmos quando descobrimos que a consolação que podemos oferecer é o que vivemos. Quando integramos na nossa existência a dor e o amor, em partes iguais. Ou quando entendemos que nas situações difíceis, algumas sem esperança, também está a missão, o anúncio do Reino de Deus.”

ver oração completa

 

:: Rezar em família ::
Aproximemos a nossa família, desde cedo, do mistério da redenção. Que cada pessoa, em família, aprenda a olhar para si com sentido no outro. Que a sua vida seja um instrumento ao serviço de Deus, para a criação de um mundo melhor.

 ver oração completa

Nota
Esta página está em permanente atualização, com novas propostas de oração, individual e comunitária. Queira consultá-la regularmente, por favor. Obrigado.