SEMANA DOS SEMINÁRIOS
SEMANA DOS SEMINÁRIOS
“O Seminário é o espaço necessário para os discernimento e para uma sólida configuração com Cristo dos discípulos que serão enviados em missão como pastores em seu nome. (…). A Semana dos Seminários é ocasião para refletir na centralidade da questão vocacional e para um renovado compromisso em ordem a uma ‘cultura vocacional'”.
«A ideia de fundo é que os seminários possam formar discípulos missionários, “enamora- dos do Mestre”, pastores com o “cheiro das ovelhas”, que vivam no meio delas para servi-las e conduzi-las à misericórdia de Deus».
O lema desta semana é a frase pronunciada por Maria no episódio das Bodas de Caná: «Fazei o que Ele vos disser» (Jo.2,5). Após a interpelação dirigida a Jesus – «Não têm vinho!», Maria volta-se para os serventes para que estes, seguindo a palavra de Jesus, tudo façam para que a sua Hora chegue.
A PV é uma tarefa fundamental na Igreja e uma preocupação para o ministério dos pastores e dos leigos. É uma missão urgente que o Senhor nos pede para realizar com generosidade. […] (Papa Francisco, Discurso 21.10.2016)
A Igreja em Portugal celebra de 9 a 16 de Novembro a Semana dos Seminários. Propõe assim um olhar mais atento a esta realidade vital da Igreja e de todos requer reflexão e uma oração mais insistente ao Senhor da messe para que envie trabalhadores para sua messe.
SEMANA DE ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES
“E então a nossa vida, mesmo no meio das ondas, abre-se ao louvor. Esta é a última palavra da vocação, e pretende ser também o convite a cultivar a atitude interior de Maria Santíssima: agradecida pelo olhar que Deus pousou sobre Ela, superando na fé medos e perturbações, abraçando com coragem a vocação, Ela fez da sua vida um cântico eterno de louvor ao Senhor.”
Na verdade, a vocação joga-se, precisamente, neste binómio da ousadia e da alegria, da renúncia e da esperança, do risco e da promessa de que nos fala o Papa Francisco na Mensagem que publicou para esta semana, subordinada ao tema “A coragem de arriscar pela promessa de Deus”
Maria Sanssima, Mãe do nosso Salvador, teve a coragem de abraçar este sonho de Deus, pondo a sua juventude e o seu entusiasmo nas mãos d’Ele. Que a sua intercessão nos obtenha a mesma abertura de coração, a prontidão em dizer o nosso «Eis-me aqui» .
Todos os fiéis são chamados a consciencializar-se do dinamismo eclesial da vocação, para que as comunidades de fé possam tornar-se, a exemplo da Virgem Maria. A maternidade da Igreja exprime-se através da oração perseverante pelas vocações e da acção educativa e de acompanhamento daqueles que sentem a chamada de Deus.
SEMANA DO CONSAGRADO
Na verdade, a vocação joga-se, precisamente, neste binómio da ousadia e da alegria, da renúncia e da esperança, do risco e da promessa de que nos fala o Papa Francisco na Mensagem que publicou para esta semana, subordinada ao tema “A coragem de arriscar pela promessa de Deus”
Integrado na programação diocesana do Ano da Vida Consagrada, e na proximidade da semana a ela dedicada, vai realizar-se no Porto, na Igreja da Trindade, dia 7 de Fevereiro, às 21h30, um momento de oração tendo por destinatários principais os jovens dos grupos das comunidades cristãs e os que estão ligados aos movimentos e congregações da nossa Diocese.