05 Nov O TEMPO PROPEDÊUTICO
Neste momento, frequentam o tempo propedêutico 5 alunos da Diocese do Porto, 2 da Diocese de Coimbra, 2 da Diocese de Angra e 1 da Diocese de Vila Real. Os alunos do Porto são provenientes de São Pedro da Cova (GDM), Sendim (FLG), Antas (POR), São Cristóvão de Ovar (OVAR) e Leça da Palmeira (MTS).
O Pe Marcos Faria, responsável por este tempo propedêutico, explica-nos sucintamente o que este tempo significa:
«Para responder a alguns dos atuais desafios inerentes à Formação Presbiteral Inicial e recolhendo o contributo proveniente de variadíssimas Dioceses do mundo inteiro, a Igreja sustenta que é fundamental a existência de um Tempo Propedêutico que anteceda a formação dos Seminários Maiores.
Neste sentido, instituído pelo nosso Bispo na dependência institucional do Seminário Maior de Nossa Senhora da Conceição, surge, agora, este Tempo que se configura com o objetivo de, por um lado, acompanhar jovens e adultos no seu discernimento vocacional presbiteral e, por outro, promover uma adequada e mais sólida integração no Seminário Maior mediante uma prévia experiência residencial.
Assim, para além daqueles que se encontram num acompanhamento pessoal, este ano temos a novidade de dez candidatos estarem a viver em comunidade, em autonomia mas, também, numa salutar proximidade ao Seminário Maior, a quem é oferecido um programa formativo que, focando-se no discernimento e no amadurecimento humano e vocacional, visa a sua preparação para o restante itinerário da formação presbiteral.
Em contexto jubilar, vivemos efetivamente este Tempo na esperança que, definindo-nos como peregrinos, nos interpela continuamente a passos corajosos, renovados e renovadores, em ordem a identificarmo-nos mais com Aquele que é fonte da Esperança – Cristo, caminho, verdade e vida (cf. Jo 14,6). É para O servir presbiteralmente, em Igreja, que o Seminário prepara os seminaristas. É para melhor O servir que o Seminário se renova com este Tempo Propedêutico… com todos e para o bem de todos».