MONJAS BENEDITINAS DA RAINHA DOS APÓSTOLOS

1) Onde fica?

O nosso Mosteiro de Sta. Escolástica de Roriz está localizado junto ao Vale do Ave, no extremo Norte da Diocese do Porto, entre a Abadia de S. Bento de Singeverga e o Antigo Mosteiro de Roriz, no contexto da Paróquia de S. Pedro de Roriz de Sto. Tirso. A paisagem é duma beleza indescritível [Mosteiro de Sta. Escolástica, 4795-311 Roriz, STS].

2) Qual a missão da comunidade?

É nossa Missão dar testemunho de Vida Monástica, segundo a Regra de S. Bento, fraternalmente unidas «sob uma Regra e um Abade», num contínuo ORA et LABORA (Reza e Trabalha), em Silêncio, no Louvor incessante, todo centrado na Liturgia, na Sagrada Escritura, «pelos caminhos do evangelho». O Eixo principal da nossa vida é a Eucaristia, alimentada pelo Ofício Divino, a Lectio Divina, a Oração pessoal e o Trabalho.
Segundo as nossas Constituições, as nossas comunidades têm, contudo, uma Missão específica: responder ao apelo das Igrejas que desejam abrir-se ao sentido da Vida Monástica e desenvolvê-la segundo uma perspetiva autóctone. A Disponibilidade para o envio faz parte integrante da vocação das irmãs. (Constituições, Cap.1, B, 7). Por isso temos um Mosteiro no Huambo – ANGOLA – um pequeno rebento dependente desta casa mãe.

3) Como é composta a comunidade?

Somos atualmente uma Comunidade de 15 monjas em Roriz e 5 monjas em Angola, na cidade do Huambo. Somos uma Comunidade constituída por irmãs de todo o Portugal, desde Trás-os-Montes ao Algarve: Coimbra; Aboim (Amarante); Sanfins do Douro (Alijó); Monchique (Algarve); Cedovim (Vila Nova de Foz Côa); Loulé (Algarve); Sta.Cruz do Lima (Ponte de Lima); Eiriz (Paços de Ferreira); Couto de Esteves (Sever do Vouga); 2 irmãs de sangue S. Pedro de Roriz (Sto.Tirso); Vila das Aves (Sto.Tirso); Lisboa; Seixo (Mata Mourisca-Pombal); Mire de Tibães (Braga); 5 monjas do Huambo (Angola).
A nossa atual Prioresa é a Madre Maria do Carmo Dias Barata de Tovar. Organizamo-nos segundo os nossos votos de Vida Comum, Obediência e Estabilidade na Comunidade, em fraterna submissão às Superioras, umas às outras, segundo as necessidades do lugar e as nossas possibilidades. Temos muitos trabalhos e ofícios distribuídos por todas!!!

4) Breve história do Mosteiro:

Foi em dezembro de 1935 que um pequeno grupo de 7 irmãs, na sua maioria portuguesas, veio da Bélgica (Loppem-Bruges) para Portugal, a pedido dos monges Beneditinos de Singeverga, para uma futura colaboração na Evangelização em Angola. A nossa Prioresa Fundadora foi a Madre Joana d’Arc, de origem francesa. Em 1937 foi benzida a primeira pedra do Mosteiro e em março de 1939 começou a ser habitado. Daqui partiram as primeiras missionárias para Angola em 1948.

5) Exemplo de um dia ferial:

7h – Oração Pessoal
7h30m – Laudes e Eucaristia
8h30m – Pequeno-Almoço
9h-10h – Lectio Divina
10h – Trabalho
12h30m – Hora Intermédia
13h – Almoço
14h-15h – Tempo Livre
15h – Trabalho
17h30m – Vésperas
18h – Oração Pessoal
18h30m – Ofício de Leituras
19h30m – Jantar
20h30m – Recreio
21h – Completas

6) Exemplos de produtos do trabalho do mosteiro que ajudam à sustentação:

Produtos da Quinta: Horta, Pomar e Vinha; Produtos artesanais: Bolachas, Compotas, Terços da Oração de Jesus. Segundo S. Bento, «Serão verdadeiros monges, se viverem do trabalho de suas mãos, como os nossos pais e os Apóstolos» – RB. 48,8

7) Informações sobre a Hospedaria:

Como em todos os Mosteiros, faz parte do nosso Carisma Monástico o Acolhimento dos Hóspedes e dos Peregrinos. Para isso temos uma Hospedaria Monástica, aberta a todos aqueles que estejam interessados em partilhar da nossa vida de Oração e até mesmo… de trabalho. As irmãs Hospedeiras encarregam-se deste sector, zelando para que nada falte na Casa de Deus:
«Todos os hóspedes que se apresentem [no Mosteiro] sejam recebidos como se fosse o próprio Cristo» RB.53,1 Presentemente, pedimos normalmente uma recomendação de alguém que nos conheça. Além de hóspedes individuais, também recebemos grupos em Retiro, com marcação prévia.

8) Outras informações relevantes:

É fruto do nosso Mosteiro o Grupo de Oração Carismática ORA ET LABORA que ainda funciona nas dependências do Mosteiro e ao qual pertence uma das nossas irmãs. Uma outra irmã pertence ao grupo das Vicentinas de S. Vicente de Paulo da Paróquia de Roriz, para que os pobres não sejam esquecidos. Temos tido sempre uma irmã ligada ao DIM (Diálogo Inter-religioso Monástico) e à SEM (Sociedade de Estudos Monásticos), a nível da Península Ibérica.
Em anos ainda recentes, várias irmãs colaboraram muito na Catequese da Paróquia e na formação de Catequistas, dada a proximidade da Igreja Paroquial. Um Centro de Auxílio à População de Roriz funcionou durante mais de 60 anos, fazendo a ponte entre o Mosteiro e os utentes, contando com a dedicação incondicional de uma das nossas irmãs. Hoje este atendimento funciona na Portaria do Mosteiro.

Contactos:

Mosteiro de Sta. Escolástica
4795-311 Roriz, SANTO TIRSO
Tel.: 252 941 232
E-mail: mbeneditinas@gmail.com

(Inf.: Mosteiro de Sta. Escolástica)